ENSINO DA FÍSICA
" A Física foi levada a ver o universo
como uma teia interligada de relações físicas e mentais, cujas partes só podem
ser definidas através de suas vinculações com o todo".
( Fritjof Capra)
OBJETIVO GERAL
Permitir ao aluno a associação de
conceitos, leis e relações, utilizando melhor os conhecimentos físicos e
aprofundando consequentemente os conhecimentos sobre a natureza.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Representação e comunicação (
Competências):
*
Compreender enunciados que envolvam
códigos e símbolos.
*compreender
manuais de instalação e utilização de aparelhos.
*Utilizar e
compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão
do saber físico.
*Ser capaz
de discriminar e traduzir as linguagens matemáticas e discursiva entre si.
*Expressar-se
corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua
representação simbólica.
*Apresentar
de forma clara e objetiva o conhecimento
aprendido, através da linguagem física adequada.
*Conhecer
fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo
interpretar noticias científicas.
*Elaborar
sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados.
Investigação
e compreensão( Conhecimento):
*Desenvolver
a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar.
Identificar regularidades. Observar, estimar ordem de grandezas, compreender o
conceito de medir, fazer hipóteses, testar.
*Conhecer e
utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar
paralelos relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas.
*Compreender
a física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos
tecnológicos. Descobrir o "como funciona" de aparelhos.
*Construir e
investigar situações-problemas , identificar a situação física, utilizar
modelos físicos, generalizar de uma ou
outra situação, prever, avaliar, analisar previsões.
*Articular o
conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber cientifico.
Contextualização sócio-cultural( Habilidades):
*Reconhecer
a física como construção humana, aspectos de sua história e relações com o
contexto cultural, social, político e econômico.
*Reconhecer
o papel da física no sistema produtivo,
compreender a evolução dos meios tecnológicos e
relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
*Dimensionar
a capacidade crescente do homem propiciada pela tecnologia.
*Estabelecer
relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura
humana.
*Ser capaz
de emitir juízo de valor em relação a situações sociais que envolvem aspectos
físicos e/ou tecnológicos relevantes.
CONTEÚDOS: 1ª Série
1. Introdução a Física.
*Porque estudar FÍSICA.
*Ramos da FÍSICA.
*Potência de 10-ordem de
grandeza.
*Algarismos significativos
*Unidades de medida.
2. Introdução a
mecânica(cinemática)
*Velocidade;
*Gráficos;
*Queda livre;
*Grandezas escalares e
vetoriais;
*Vetores;
*Movimento circular;
3.Leis de Newton
*Força;
*Equilíbrio;
*Atrito;
*Massa e peso;
4.Gravitação Universal
*Sistemas solar;
*As leis de kepler
*Gravitação universal;
*Satélites;
*Aceleração da gravidade;
5. Hidrostática
*Pressão;
*Principio de Arquimedes;
6. Leis de conservação
*Trabalho de uma força;
*potência;
*Energias;
CONTEÚDOS: 2ª Série
1. Energia
*Energia cinética;
*Colisões;
*Energia potencial
gravitacional;
*Energia potencial
elástica;
*Potência e Rendimento;
*Conservação de
movimentos;
*Impulso de uma força;
*Estática;
*Hidrostática;
2.Termologia
* Termometria;
*Expansão térmica de
sólidos e líquidos;
*Calorimetria;
*Mudanças de estado;
*Transmissão de calor;
*Termodinâmica;
3.Óptica
*Luz;
*Espelhos;
*Refração da luz;
*Lentes;
4.Ondas
*Algumas propriedades das
ondas;
*Interferências e ondas
estacionárias;
CONTEÚDOS : 3ª Série
1.Ondas
*Movimento oscilatório;
*Propagação de uma onda;
*Ondas sonoras;
*Instrumentos musicais;
2.Óptica
*Reflexão, refração e
difração de uma onda;
*Propagação da luz;
*Espelhos e imagens;
*Refração da luz;
*Lentes e instrumentos
ópticos;
*Natureza da luz;
*Ondas eletromagnéticas;
3. Eletricidade
*Processo de eletrização -
carga elétrica.
*Campo elétrico;
*Corrente elétrica;
*Associações de pilhas;
*Resistência elétrica;
*Efeitos da corrente
elétrica;
4. Magnetismo
*Forças magnéticas;
*Campo magnético;
*Eletroímã;
*Geradores;
*Transformadores;
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Para os alunos alcançarem
os objetivos propõem-se estratégias de ensino que visem multiplicar
oportunidades para que
eles possam construir o
conhecimento cientifico através da elaboração de conceitos.
Serão feitos questionamentos e
problematizações, diálogos e troca de idéias entre aluno e professor.
Atividades de pesquisa.
Atividades de experimentação em
laboratório e em sala de aula.
Exercícios em sala e extra-classe.
Trabalhos em grupo e individuais.
Vídeos.
Saídas de campo e visitas com fim de
aprofundamento dos conteúdos.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá função diagnóstica,
diversificada e contínua.
Os instrumentos a serem utilizados
são: observação,registro diário que pode ser da forma descritiva ou oral sempre respeitando o ritmo de cada
um.
A avaliação será feita continua e
comutativa nos seguintes aspectos:
Aspectos
quantitativos:
*Provas;
*Testes;
*Exercícios;
*Relatórios de
experimentos;
Aspectos
qualitativos:
*Responsabilidade;
*Hábito de estudo;
*Contribuição em sala;
*Pontualidade;
*Cooperação;
*Raciocínio lógico;
*Leitura e interpretação;
*Ouvir e comunicar-se;
A média final é a média das notas que o aluno
obter nos aspectos quantitativos e qualitativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário